sexta-feira, março 06, 2009

Protestos

Não sei porque as pessoas protestam contra certos comportamentos de algumas tribos em seus bairros ou em suas ruas. Pero de Magalhães Gândavo, que andou por aqui em meados do séc. XVI, publicou uma descrição dos costumes dos arredores da Farme de Amoedo, seus redutos, com a devida aprovaçam da Santa Inquisição, que nada viu que atentasse aos bons costumes:

APROVAÇAM
Li a presente obra de Pero de Magalhães, por mandado dos Senhores do Conselho geral da Inquiziçam, e nam tem cousa que seja contra nossa Santa Fee catholica, nem os bons costumes, antes muitas, muito pera ler, oje dez de Novembro de 1575.-- Francisco de Gouvea.

DO GENTIO QUE HA NESTA PROVINCIA, DA CONDIÇÃO E COSTUMES DELLE, E DE COMO SE GOVERNAM NA PAZ
................................................................................
Algumas Indias ha que tambem entre elles determinam de ser castas, as quaes nam conhecem homem algum de nenhuma qualidade, nem o consentirão ainda que por isso as matem. Estas deixam todo o exercicio de mulheres e imitam os homens e seguem seus officios, como senam fossem femeas. Trazem os cabellos cortados da mesma maneira que os machos, e vão á guerra com seus arcos e frechas, e á caça perseverando sempre na companhia dos homens, e cada uma tem mulher que a serve, com quem diz que he casada, e assi se comunicam e conversam como marido e mulher.

.